Rede Concepcionista de Ensino  - Centro Educacional Santa Carmen Sallés - Brasília-DF

Centro Educacional

Santa Carmen Sallés

Brasília-DF

Pastoral Escolar

A Pastoral do Centro Educacional Santa Carmen Sallés, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, fundamenta sua ação no carisma e nos princípios de Santa Carmen Sallés, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias do Ensino. Através de formação humana e cristã-concepcionista dos educandos, dos educadores e de suas famílias, a Pastoral visa a garantir a vivência da identidade e da missão educativa concepcionista e o primado do Evangelho, proporcionando o conhecimento e uma experiência pessoal com Jesus Cristo a fim de discernir o Projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.

A Pastoral na escola é assumida por todos os integrantes da comunidade educativa a partir dos valores cristãos, humanos e concepcionistas. Pretende-se formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência e a assimilação de valores universais como a abertura à transcendencia e à diversidade, o amor, a solidariedade, a cidadania e a liberdade enquanto sujeito histórico capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Diante da realidade pós-moderna, com seus diversos valores e suas influências sobre a sociedade, realiza-se, à luz do Carisma Concepcionista, uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Santa Carmen Sallés

No dia nove de abril, a Rede Concepcionista de Ensino comemora o nascimento da fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, Santa Carmen Sallés, uma mulher que dedicou sua vida à Igreja e ao ideal de, através da educação, participar da construção de um mundo melhor.
Queremos nos deixar ensinar por ela. Queremos conhecê-la melhor para aprender a amar a Maria Imaculada seguindo os exemplos que ela nos deixou, para aprender a nos abandonar em Deus e fazer de nossa vida uma entrega contínua aos irmãos.
Foi mulher próxima, carinhosa, de coração grande e de confiança firme em Deus e no ser humano. Foi uma “ Mulher de coragem” que nos convida a crescer no amor de Deus e a fazer companhia para Jesus.
Quem a conheceu falava de sua amabilidade, de sua alegria, de seu abandono na Providência, de sua abertura à vontade de Deus e às necessidades de outros. Carmen era amiga de seus amigos, e chegou a amar também a seus inimigos, porque o Amor de Deus transbordava nela, e por isso sentia-se impelida a reparti-lo.
Muitas pessoas elogiaram a retidão de intenção de Carmen e sua radicalidade no seguimento de Cristo. Foi rebelde quando se tratava de assumir os modelos sociais que oprimiam a mulher, mas também atuou como elemento de reconciliação quando os ideais políticos ou sociais se convertiam em barreiras entre seus alunos.
Carmen fez da mansidão um estilo de vida e converteu-se em mensageira da paz. Como uma mãe, soube colocar Vida na vida e alcançar a maturidade da semente que se enterra para morrer e, assim, dar muitos frutos.
Apaixonada por Deus e pela missão que lhe foi confiada, era empreendedora e entusiasta transmissora do Evangelho. Santa Carmen foi educadora por vocação e por convicção, porque viu na educação um meio eficaz para formar pessoas segundo o estilo de Maria Imaculada.
Sua naturalidade e sua nobreza atraíram muitas jovens a continuar seu caminho, porque era elas a nova notícia que falava de um homem e de uma mulher novos, nascidos do encontro com Deus que nos recria cada dia.

Equipe de Pastoral
Lenir e Luciana

Projetos